Como surgiu o CIFAP?

“O desejo de aproximar o conhecimento das pessoas, acreditando que ele as torna melhores, aliado a uma vontade pessoal de me aperfeiçoar profissionalmente, me motivou a trazer para Pelotas e região cursos que ampliassem a visão dos profissionais. Foi então que, em outubro de 2014, comecei os primeiros contatos com o CEFI – Centro de Estudos do Indivíduo e da Família, conceituada instituição de ensino localizada em Porto Alegre, que oferece cursos, palestras e oficinas para psicólogos e demais profissionais da saúde. O objetivo do contato era promover em Pelotas um curso, em nível de especialização, inédito na cidade. Fechados os trâmites, fui em busca de estrutura física para a realização do curso, comecei o processo de divulgação junto a uma assessoria de marketing e com os meus contatos e, em março de 2015, iniciava a primeira turma do curso de especialização em “Terapia Sistêmica com indivíduos, casais e famílias”. Reconhecido pelo MEC e ABRATEF, direcionado a psicólogos, médicos e assistentes sociais, com duração de 2 anos, totalizando 530 horas/aula, com encontros mensais (sexta e sábado).

Mas o desejo de ampliar as possibilidades de ensino ficou latente e minha próxima meta foi traçada: ter um espaço próprio para oferecer outros cursos. E em junho de 2015 já estava com uma nova sala, projeto de reforma em mãos e precisava correr contra o tempo para adaptar a estrutura a um ambiente de ensino.

A dedicação foi intensa e no mês seguinte já estávamos realizando as aulas no novo espaço. Iniciamos a divulgação de um novo curso trazido também do CEFI POA, intitulado “O luto no indivíduo e na família”, que num curto espaço de tempo já estava com as vagas esgotadas.

A relação com o CEFI se intensificou e surgiram contatos com outras instituições de ensino para promoção de cursos na cidade de Pelotas. Paralelo a isso, o desejo da criação de uma escola própria de ensino estava cada vez mais forte. Nomes, propostas e projetos de ensino, tudo estava muito claro e intenso para mim. Foi então que fui atrás de uma agência de publicidade e em menos de um mês estava com as artes em mãos e uma criação tomou forma.

Às vésperas de fechar um ano do meu “pontapé inicial” em busca de um novo projeto de vida, eis que surgiu o CIFAP – Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento Profissional. E a partir daí, Pelotas e região começaram a contar com um espaço de ensino e atualização profissional diferenciado, que além de oferecer cursos, oficinas e palestras próprias, oferece também cursos trazidos das mais diversas e conceituadas instituições de ensino. Afinal, nós acreditamos que é possível ser melhor!

Crença

“Acreditamos que o conhecimento e o autoconhecimento agregam valor ao ser humano, possibilitando que ele seja melhor para si e para o mundo.”

Visão

“Ser uma instituição reconhecida como centro de referência em capacitação, aperfeiçoamento, desenvolvimento e formação profissional em Pelotas e região, com destaque no que há de mais avançado no mercado da educação, desenvolvimento pessoal e profissional, comprometida com a qualidade, com a satisfação dos clientes e com o desenvolvimento social.”

Missão

“Construir vínculos fortes e duradouros com nossos clientes, oferecendo-lhes as melhores opções em desenvolvimento profissional e pessoal em um ambiente próprio para mudanças significativas, tendo como público alvo, estudantes e profissionais da saúde e educação, abrangendo também a área de ciências humanas.”

Valores

Comprometimento com o desenvolvimento social; Trabalho em equipe; Credibilidade no mercado.

Equipe

Josiane Costa Espanton

Josiane Costa Espanton
Diretora

Psicóloga, MBA em Gestão Empresarial com ênfase em pessoas pela FGV, especialista em Gestão Integrada do Capital Intelectual pela FATEC, formação em Psicoterapia de Orientação Analítica pela SCSF e especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo CEFI. Experiência como psicóloga do trabalho e psicóloga clínica com atuação nas modalidades individual, casal e família.

CRP 07/15689


Alice Medeiros Chelmicki

Alice Medeiros Chelmicki
Estagiária

Estudante de Psicologia da UFPel.


Matheus Savi Mundo

Matheus Savi Mundo
Estagiário

Estudante de Design no IFSul.


Karen Mulling

Karen Mulling
Estagiária

Estudante de Fisioterapia na Anhanguera