Depoimentos

Veja o que os alunos do Curso de Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias, formados em Pelotas têm a dizer sobre o curso.

Patrícia Duro Vianna
Psicóloga CRP 07/08025
Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias

Concluí o curso de graduação há mais de 20 anos e ao longo deste tempo aperfeiçoei meus conhecimentos realizando cursos de pós-graduação nas áreas da Psicanálise e da Cognitiva-Comportamental. No exercício de minha profissão sempre acreditei na importância de uma abordagem que levasse em conta o indivíduo em seus diferentes contextos e percebi o quanto é essencial o entendimento destas dinâmicas. No curso de Especialização em Terapia Sistêmica oferecido pelo CIFAP de Pelotas em parceria com o CEFI de POA foi possível reunir saberes que me conduziram à uma prática profissional mais eficaz e eficiente. Através de aulas dinâmicas, com profissionais competentes e supervisões de atividades práticas foi possível integrar competências que contribuíram de forma valiosa para minha experiência.

Rosiani Rossato Battisti
Psicóloga CRP 07/24485
Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias

Tive o privilégio de fazer parte da primeira turma da especialização em Terapia Sistêmica oferecida pelo Cifap de Pelotas em parceria com o Cefi de Porto Alegre em 2015. A primeira na região, mas a 59ª turma do Cefi, o que, por si só, já é uma ótima referência.

O curso é excelente e recomendo. Os professores são profissionais com experiência na prática clínica. Foi muito enriquecedora a experiência de atendimento em co-terapia e com transmissão para a equipe (colegas) e supervisora (professora). Momentos únicos de aprendizagem! Tudo acontecia simultaneamente e com a maior seriedade e respeito possíveis, seguindo todas as recomendações éticas que esse processo envolve. Muitas mentes unidas para ajudar o paciente, o casal ou a família!

O material disponibilizado para estudos é ótimo, de autores renomados da Teoria Sistêmica, para consultar sempre que sentimos necessidade de estudar alguma situação mais específica. Muitas técnicas são disponibilizadas e cada um escolhe as que se identifica. Os encontros são mensais possibilitando organizar a agenda e a rotina de estudos, além disso, a especialização é reconhecida pelo MEC.

A teoria sistêmica é uma teoria muito acolhedora, que integra e não exclui. Quem segue o referencial psicanalítico, cognitivo-comportamental, psicodrama, humanista... independente da teoria e técnica escolhidas, a sistêmica irá somar. É um modo de ver o paciente (e a vida) que, depois que conhecemos, levamos para sempre.

Considero um curso excelente para recém-formados que querem se apropriar mais do papel de psicólogo clínico e para colegas com mais tempo de atuação que desejam se atualizar ou ampliar a rede de contatos.

Juliana Schwochow
Psicóloga CRP 07/25487
Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias

A “Especialização em Teoria Sistêmica Indivíduo, Casal e Família” ampliou meus horizontes e mudou a forma como eu vejo meu trabalho. Isso só foi possível pela parceria do CIFAP de Pelotas com o CEFI Porto Alegre, já que a houve a conveniência da cidade ser próxima a minha. Porém, não foi só no meio profissional que houve mudança, essa especialização reverberou modificando muitas das minhas relações familiares, inclusive comigo mesma.

Além do ambiente acolhedor do curso, ao final dos dois anos nos tornamos uma família, construímos laços de amizade e parcerias de trabalho. A coterapia entrou no vocabulário, nos atendimentos durante o curso e formou parcerias maravilhosas. As supervisões diretas e indiretas trouxeram riqueza para as aulas. Os professores construíram os conteúdos de forma reflexiva para que entendêssemos sem decorá-los e estavam disponíveis para dar o suporte necessário. Com toda certeza recomendo para outros profissionais que venham também a fazer esta Especialização.

Glades Idiarte
Psicóloga – CRP 07/25784
Especialista em Terapia Sistêmica de Indivíduos, Casais e Famílias

Sempre preferi que meus atendimentos não seguissem roteiros rígidos e pré-estabelecidos, mas sim que promovessem uma simetria entre meus pacientes e eu. Me identifiquei com a abordagem sistêmica por apresentar um olhar voltado não somente para o indivíduo de forma isolada, mas também ao contexto e as relações estabelecidas, já que o indivíduo não é o único responsável por ser portador do sintoma, existem relações que mantém este sintoma.

Na época, assim com é hoje, a "Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias" era oferecida em Pelotas pelo CIFAP em parceria com o CEFI de POA e foi onde busquei meu aperfeiçoamento e tive a grata satisfação de obter dois anos de intenso convívio. Os conhecimentos foram transmitidos por profissional habilitados, as aulas muito claras. Minha forma de enxergar o outro mudou, mas minha vontade de saber mais continua a instigar-me. Como profissionais e humanos precisamos nos preocupar em escolher uma abordagem que nos desperte interesse em desenvolver um trabalho excelente, que desconstrua padrões convencionais, que refine ao máximo nossos sentimentos. Foi isso que a especialização fez comigo. Tornei-me mais segura e reflexiva dando total prioridade e respeito ao indivíduo, casal ou família.

Vivian W. Einhardt da Silva
Psicóloga – CRP 20893
Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias

A especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias oferecida pelo CIFAP de Pelotas em parceria com o CEFI Porto Alegre realmente me encantou. Tem desconstruído padrões, me fortalecendo; ampliado minha visão sem desconsiderar os detalhes; me fazendo refletir enquanto indivíduo, filha e esposa me preparando para auxiliar outro indivíduo, outra família, outro casal a enfrentar a vida.

As aulas são muito prazerosas e práticas; o material a ser estudado durante o curso extremamente necessário como construção da base teórica; professores dedicados e empenhados no processo de aprendizagem; e o método de avaliação semestral coerente com o conteúdo proposto. As supervisões diretas e indiretas me deixam a vontade em um cenário de total comprometimento e aprendizagem. Realmente é um ambiente didático acolhedor e desafiador que me oferece suporte e me impulsiona para uma nova trajetória profissional muito gratificante.

Rodrigo Félix
Psicólogo – CRP 07/26119
Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias

Durante a minha formação acadêmica me preocupava a ausência de abordagens que contemplassem o meio em que o meu cliente estava inserido, seja ele familiar, social, de estudo ou trabalho. Logo após a graduação eu tive a oportunidade de iniciar o Curso de Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias, oferecido pelo CIFAP de Pelotas em parceria com o CEFI de Porto Alegre.

Através do curso tenho contato com professores capacitados, fundamentação teórica bem estruturada e experiências práticas supervisionadas onde fiz atendimentos de indivíduos, famílias e casais sempre com o suporte da equipe terapêutica formada pelos colegas e professores. Preenchendo a lacuna inicial na minha formação acadêmica, encontrei na abordagem sistêmica a ponte para tratar tanto os sofrimentos individuais, quanto interpessoais, podendo explorar com meu cliente o mundo o qual ele pertence e construir de forma conjunta pontes para relações mais saudáveis, satisfatórias e livres.

Percebo mudanças muito positivas na minha prática clínica e algumas delas, certamente, são frutos dos conhecimentos que venho adquirindo ao longo do curso de especialização.

Samuel Armbrust
Psicólogo - CRP 07/24855
Especialista em Terapia Sistêmica com indivíduos, casais e famílias

No período de estudo na faculdade de psicologia e ao realizar os primeiros atendimentos em psicoterapia, me inquietava o fato de que a família estava ausente no processo. Como trabalhar questões familiares em atendimento individual, sem que a família participe efetivamente do processo psicoterápico? Por mais que as técnicas de terapia individual contemplem a família, elas nem sempre dão conta de intervir em todos os processos do sistema familiar.

Assim, no início de 2015, me inscrevi no curso de especialização em terapia sistêmica oferecido pelo CIFAP de Pelotas em parceria com o CEFI com sede em Porto Alegre. O curso apresenta uma sólida fundamentação teórica e prática para o trabalho terapêutico de abordagem sistêmica com indivíduos, famílias e casais. Aulas práticas, aonde é possível, através de supervisão direta e indireta, desenvolver habilidades para trabalhar com a família e não apenas com o indivíduo.

Terapeuta e cliente (a família) são co-autores de um trabalho que é realizado em conjunto, sem uma verdade pré-estabelecida. O terapeuta tem a tarefa de auxiliar a família a encontrar caminhos para a resolução de seus conflitos. Trabalhando com famílias e casais tenho observado mudanças profundas que impulsionam a família a evoluir em seu ciclo vital. Focados no aqui e no agora das relações, as mudanças acontecem de forma rápida e objetiva no sistema familiar, que se reorganiza para redimir os sintomas dos seus membros.

Para aqueles que gostam e querem trabalhar com famílias e casais é imprescindível conhecer essa abordagem terapêutica comprovadamente eficaz.

Rosângela Irigaray Garcia de Góes
Psicóloga - CRP 0708557
Especialista em Terapia Sistêmica com indivíduos, casais e famílias

Durante minha atuação profissional como psicóloga da Susepe Segurança Pública do RS, atendendo aos servidores e seus familiares e na atuação como psicóloga clínica no consultório particular, percebo o quanto as famílias estão implicadas no processo de saúde e doença do paciente. Assim, questões pertinentes a saúde, ao adoecimento e laços familiares acompanham a prática psicoterápica.

Em 2015 surgiu a oportunidade de realizar a Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias, oferecido pelo CIFAP de Pelotas em parceria com o CEFI de POA.

A cada encontro mensal são adquiridos mais conhecimentos e experienciadas novas vivências que facilitam e ampliam a prática profissional. O trabalho terapêutico com o indivíduo dentro desta abordagem é baseado na cumplicidade, confiança e interação mútuas, dentro do olhar sistêmico do todo para o individual, proporcionando ao paciente a descoberta de si mesmo para uma melhor relação com seus vínculos afetivos e familiares. Estou plenamente satisfeita com a especialização, as aulas são dinâmicas e vivenciais e o corpo docente do CEFI e a coordenação do CIFAP desempenham seu papel com competência. Indico aos profissionais da área de Pelotas e da região, que buscam aprofundar seus conhecimentos nessa temática tão adequada no momento social em que vivemos.

Karen Gonçalves Côco
Psicóloga - CRP 07/22157
Especialista em Terapia Sistêmica com indivíduos, casais e famílias

Como psicóloga atuante em consultório particular na cidade de Rio Grande e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade de São José do Norte/RS, a minha prática é voltada à promoção da reflexão em busca da mudança no contexto do indivíduo e de sua família. Assim, penso ser de extrema importância a implicação de todos nesse processo e no entendimento das relações do indivíduo no mundo. Para tanto, é preciso investir e buscar aperfeiçoamento profissional. Fiz isso ao procurar o CIFAP de Pelotas e dar início ao Curso de Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias do CEFI de Porto Alegre.

Nos encontros mensais realizados com docentes com ampla experiência é possível pensar e entender o processo terapêutico de indivíduos, casais e famílias através do estudo teórico e prático, além das supervisões diretas e indiretas de casos clínicos, possibilitando a aplicação desse olhar sistêmico no meu ambiente de trabalho. Dessa forma, a formação tem contribuído significativamente na minha atuação profissional junto às famílias acompanhadas pelo CREAS e na busca por excelência no atendimento dos clientes que procuram atendimento psicológico no consultório.

Isis Nonticuri
Psicóloga - CRP 07/24278
Especialista em Terapia Sistêmica com indivíduos, casais e famílias

A partir da atuação em grupos de dependência química, transtornos alimentares e na clínica, comecei a perceber a importância de integrar as famílias no processo terapêutico. Desta forma, senti necessidade de ampliar meus conhecimentos nesta área a fim de agregar mais qualidade aos meus atendimentos. O público a quem destino os atendimentos e suas demandas específicas, fizeram com que eu buscasse a Especialização em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias, oferecido pelo CIFAP de Pelotas em parceria com o CEFI de POA. Incluir a família no processo terapêutico é convidá-la a “mudar as lentes”, se perceber como um todo e compreender seus padrões de funcionamento que, muitas vezes, são prejudiciais e se encontram enraizados na estrutura e no contexto familiar.

A abordagem sistêmica permite gerar novos mecanismos de resposta para que a família possa funcionar de forma mais saudável e reconstruir vínculos de maneira mais adaptativa entre todos os seus membros. Os conhecimentos transmitidos por profissionais extremamente competentes e com uma ótima didática, tornam as aulas suaves e de rápida compreensão. A especialização tem contribuído de maneira significativa na minha atuação profissional, além de me estimular a buscar cada vez mais conhecimento para qualificar o processo terapêutico e gerar resultados positivos junto aos pacientes/clientes que procuram atendimento psicológico.